Histórico

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental), conceito 7 já em 2 avaliações seguidas da Capes, conta com um conjunto de laboratórios. O Laboratório de Saneamento Ambiental – Labosan foi construído no ano de 2.002 com o apoio financeiro da FUNASA. Em 2007, o Labosan ampliou o seu espaço físico, com verbas captadas nos projetos Ecosan-Fortaleza, PROSAB/FINEP e CAGECE. Em 2011, foi realizada uma nova reforma do seu espaço físico, com verbas captadas nos projetos da FUNCAP e CNPq.

O Labosan conta atualmente com 250 m², e possui uma infraestrutura que viabiliza o desenvolvimento de tecnologias direcionadas ao saneamento, além de possibilitar o monitoramento ambiental e a recuperação de recursos de valor agregado. Dispõe de uma robusta infraestrutura para a realização de análises físicas, químicas e microbiológicas de água, esgoto e biossólidos.

O Labosan atua no gerenciamento de sistemas de coleta e transporte de esgoto, emissões gasosas e subprodutos resultantes dos processos de tratamento, com foco no desenvolvimento de tecnologias que adequem resíduos e efluentes aos parâmetros de lançamento e reuso estabelecidos pelas legislações locais. Além disso, busca-se a recuperação de recursos com potencial energético para a produção de biocombustíveis e demais materiais para uso industrial. Também são desenvolvidas tecnologias de monitoramento e remediação de contaminantes emergentes, assim como de agentes patogênicos. A infraestrutura conta ainda com computadores, licenças para Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), Avaliação Quantitativa de Risco Microbiológico (AQRM) e sala de estudo para os bolsistas.